Inclusão e Necessidades Especiais

 Curso Inclusão de Crianças com Necessidades Especiais e Problemas de Aprendizagem:
       Incluir já não é mais uma escolha ou uma necessidade, tornou-se um fato. Hoje o imperativo da Escola é "Incluir", incluir  as crianças com necessidades especiais e incluir as crianças com problemas de aprendizagem, - porém pasmem! - as escolas estão preparadas para isso? Talvez a resposta pare essa pergunta não seja tão imperativa como gostariamos que fosse, Incluir é a palavra de ordem, mas nem todos estão preparados para isso. E como ficarão preparados? Aprendendo, aprendendo sempre, e ciêntes que Educar e Incluir é um processo constante de aprendizagem.
       Estando ciêntes de que Incluir não se esgora em um simples curso ou em algumas técnicas, destarte, o Instituto Veritas ofereçe a quem deseja trabalhar na educação o curso "A Inclusão de Crianças com Necessidades Especiais e Problemas de Aprendizagem".

Autores: Dr. Sandro Luiz Bazzanella Bazzanella
Carga horária: 120 horas/aulas
Saiba mais em: clique aqui
 

Abaixo ementa do curso:

CADERNO I.

UNIDADE I. A Necessidade de Incluir
Tópico I. O Conceito de Inclusão: Conceituando e delimitando Inclusão
Tópico II. A Inclusão das Crianças com Necessidades Especiais:  Construção Histórica da Educação Especial no Mundo
Tópico III. A Inclusão das Crianças com Necessidades Especiais:  A Inclusão no Espaço da Educação Brasileira
UNIDADE II. O Papel do Educador e da Escola
Tópico I. O Olhar dos Educadores Sobre A Escola Inclusiva/Exclusiva
Tópico II. A Escola Enquanto Instituição Para A Inclusão
Tópico III. A Família e o Processo de Inclusão
UNIDADE III. Definindo as Deficiências
Tópico I. O que são Crianças com Necessidades  Especiais?  Definição  e
Classificação da Definição
Tópico II. O Processo de Inclusão na Educação Infantil
UNIDADE IV. A Síndrome de Down
Tópico I. Compreendendo a Síndrome de Down
Tópico II. Alternativas no Tratamento da Síndrome de Down: A Estimulação Precoce nas Diferentes Especialidades
UNIDADE V. A Síndrome do X-frágil
Tópico I. Conceituando a Síndrome do X-Frágil
Tópico II. Características clínicas da síndrome do X-frágil
Tópico III. Características do X-Frágil no tocante a questão cognitiva
Tópico IV. Tratando o X-Frágil e Criando Estratégias em Educação

CADERNO II.
UNIDADE I. TDA/H
Tópico I. O conceito de TDA/H
Tópico II. TDA/H: identificando o comportamento
Tópico III. Patologias e distúrbios causados pelo TDA/H
Tópico IV. TDA/H e p abuso de substãncias psicoativas
Tópico V. O portador de TDA/H e o papel da família
Tópico VI. O papel da escola
Tópico VII. Para não concluir

UNIDADE II. DEFICIÊNCIA VISUAL
Tópico I. A inclusão de crianças com deficiência visual
Tópico II. O deficiente visual e a questão da orientação e mobilidade
Tópico III. Habilidades e competências para o professor no trabalho
com deficientes visuais
UNIDADE III. DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Tópico I. Falar com as mãos
Tópico II. Recursos diferenciados para uma turma heterogenia
Tópico III. Conversas animadas, mas sem sons nem gritos
TEXTO COMPLEMENTAR I: Como evitar que alunos com necessidades
especiais sejam rotulados
TEXTO COMPLEMENTAR II: Recursos para educação Inclusiva
TEXTO COMPLEMENTAR III: Inclusão promove justiça