Novo Curso: Reflexões e Técnicas para o Ensino da Ortografia - Instituto Veritas/INVICTO


A Ortografia pode ser considerada como um conjunto de normas que regulam a escrita, ela estipula as regras para se escrever as palavras corretamente e saber utilizá-las.
 Dessa forma, a Ortografia está intrinsecamente ligada à aprendizagem da escrita conforme o que é estabelecido pela norma culta da Língua, padronizando-a e organizando-a; assim estabelecida por uma convenção determinada por estudiosos e especialistas na Linguagem, a escrita não fica a mercê e nem se torna fortemente influenciada pela oralidade e regionalidade dos diversos tipos de falantes.

Por isso para manter a Língua viva, dinâmica, concreta seu ensino se torna primordial, daí a importância das regras e convenções a serem seguidas nos seus mais diversos campos de estudo da Linguagem (Gramática, Ortografia, dentre outros), já que possibilitam a unificação, a existência, a consistência e a continuidade do idioma.
Nesse ponto chegamos a um dos processos mais delicados na aprendizagem escolar da norma culta e muitas vezes, a única aceita nos mais diversos setores e situações da vida de um indivíduo; a escrita e o emprego correto das palavras em diversificados contextos de frases, textos, trabalhos escolares, livros, pesquisas, publicidade, jornais, revistas e até mesmo na pronúncia em determinados momentos de formalidade; abrangendo as diversas capacidades comunicativas do ser humano.
As instituições de ensino, precisamente os professores de Língua Portuguesa ficaram incumbidos deste papel complexo, ensinar a Ortografia, ou melhor, ensiná-la bem, transmiti-la da melhor e mais adequada forma possível, sem traumas para os alunos. Porém como ensiná-los dessa forma, como motivá-los e instigá-los também a buscar o conhecimento nesse sentido.
 Essa não é uma tarefa fácil, a maioria dos alunos apresenta aversão ao ensino de regras, ao que simplesmente é imposto ou tem que ser memorizado, principalmente diante do Sistema Educacional Brasileiro na atual conjuntura, o ensino muitas vezes precário das escolas públicas, sem o suporte e materiais didáticos e da ausência de muitos professores capacitados e preparados.
Essa não é uma tarefa fácil, a maioria dos alunos apresenta aversão ao ensino de regras, ao que simplesmente é imposto ou tem que ser memorizado, principalmente diante do Sistema Educacional Brasileiro na atual conjuntura, o ensino muitas vezes precário das escolas públicas, sem o suporte e materiais didáticos e da ausência de muitos professores capacitados e preparados.
Diante das dificuldades dos alunos e da preocupação dos educadores com este tema, convidamos você a desfrutar das reflexões e técnicas que este curso tem a apresentar. 

OBJETIVOS

  • Compreender os desafios do ensino ortográfico no âmbito escolar para contribuir com os educandos de forma eficiente e eficaz no domínio e aprimoramento da escrita;
  • Refletir sobre o ensino de ortografia na escola e seus desafios;
  • Compreender a organização da norma ortográfica do português: regularidades e irregularidades;
  • Desenvolver técnicas para o ensino e aprendizado das normas ortográficas.


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