5 IDEIAS PARA MELHORAR A ESCRITA DOS ALUNOS

escrita-alunos

 

É muito importante ajudar seus alunos a escreverem melhor e conseguir se expressar com as palavras, muitas vezes os alunos até sabem escrever, mas erram a escrita de muitas palavras. Em outros casos até sabem escrever corretamente, mas não se expressam tão bem e por isso acabam entrando em contradição. É muito fácil perceber que os adolescentes e jovens de hoje precisam melhorar a escrita, basta prestar atenção nas redes sociais.
Se você quer melhorar a escrita dos alunos não deixe de conferir as ideias que separamos, pode ter certeza que a redação dos estudantes vai melhorar, que as frases e textos que colocam na redes sociais também.
Essas 5 ideias para melhorar a escrita dos alunos são simples e fáceis de serem empregadas na sala de aula, você precisa saber e também mostrar aos estudantes que só melhoramos se praticamos. Isso vale para qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, você só vai dar conta de fazer contas matemáticas mais complicadas se fizer exercícios, só vai fazer uma boa receita de família se fizer várias vezes.
Por isso mostre as ideias, coloque em prática e mostre aos alunos que eles precisam praticar, pois só assim vão aprender e alcançar um bom resultado.

1º Ideia

Uma das melhores formas de melhorar a escrita dos alunos é promovendo a leitura, por isso trabalhe com os alunos antes de qualquer coisa a leitura, peça para eles mesmos escolher um livro na biblioteca para ler. O livro vai ser interessante para ele e a chance dos alunos lerem tudo será muito maior, é muito importante incentivar a leitura, ela traz muitos benefícios e um deles é a melhora na escrita.

2° Ideia

Trabalhe palavras novas, é sempre bom mostrar aos alunos palavras novas, não importa a idade deles, sempre vai existir uma palavra que não conhecem o significado ou não sabem como escreve. A ideia é selecionar algumas palavras e mostrar o significado, os sinônimos dela, entre outras coisas, assim você vai conseguir melhorar a escrita dos alunos.

3° Ideia

Trabalhe a pontuação e gramática, não dá para escrever bem se o aluno não conhece e não sabe usar a pontuação, a gramática também é importante e vai ajudar muito. Por isso não deixe essas duas questões de lado, essa é uma ideia que muitos professores deixam passar, principalmente quando os alunos são mais velhos. Mas se esses alunos não tiveram uma base boa no passado, não vão saber usar a pontuação de forma correta e pode ter dificuldade na hora de escrever corretamente.

4° Ideia

Motive a escrita de uma forma diferente, muitas vezes os professores fazem de forma errada e isso faz com que os alunos não queiram ou sintam prazer em escrever. Mas pode ter certeza que todos vão gostar muito de escrever, só precisam ser encorajados da maneira certa. Nossa ideia é incentivar a escrita com algo de que eles gostam, o Twitter por exemplo, é muito usado no meio jovem, você pode pedir para que cada um crie uma conta e comece a escrever lá. Essa é uma forma de motivar os alunos, muito melhor que pedir para escrever um texto no caderno.

5° Ideia

Crie uma parceira na escrita, essa é uma ideia bem diferente, mas que pode dar certo para você e seus alunos. Você pode montar duplas e os alunos começarem a escrever uma história, algo maior e de mais páginas. Quando um apoia o outro é mais fácil e mais divertido, além disso, o colega vai conseguir enxergar o erro do outro com mais facilidade, essa forma vai ajudar os dois a melhorar a escrita.

Com essas ideias pode ter certeza que vai melhorar a escrita dos alunos, são apenas algumas ideias, mas você pode ser criativo e inventar outras formas. O importante é não deixar de trabalhar a escrita com os estudantes, ela é importante e fundamental para o adolescente e jovem.
Se tiver alguma dúvida ou alguma sugestão de ideia deixe seu comentário. Não esqueça de compartilhar com seus colegas professores essas ideias, eles podem aplicar algumas das ideias aqui na matéria deles também.
Até logo!


Postado por: Taíza Torres 

Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/5-ideias-para-melhorar-a-escrita-dos-alunos

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário