EaD e o futuro da educação: o uso da tecnologia na aprendizagem



EaD e o futuro da educação: o uso da tecnologia na aprendizagem

O ensino está ganhando novas formas. Entre as razões para isso, estão as mudanças sociais e culturais que vêm acontecendo naturalmente ao longo dos anos e que impactam na relação de ensino-aprendizagem. Um dos principais aspectos, nesse sentido, é o desenvolvimento tecnológico que tem revolucionado a educação a distância (EaD), permitindo que os cursos sejam mais interativos e o desempenho dos alunos seja devidamente acompanhado, como já ocorre no método presencial. Consequentemente, os resultados são altamente eficazes, fazendo com que a EaD e o futuro da educação estejam intrinsecamente relacionados.

Para se ter uma ideia, o Censo da Educação Superior apurou que, em 2014, foram realizadas mais de 3,8 milhões de matrículas em cursos a distância. Desse total, 13,4% foram feitas em cursos totalmente a distância, 12,4% em semipresenciais (constituídos por disciplinas presenciais e EaD), e 74,2% em curso livres (de curta ou média duração realizados totalmente on-line). Esses dados são consequência de uma sociedade em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e nem sempre têm como frequentar as aulas presenciais. Além disso, a educação a distância também permite o acesso a cursos de alta qualidade, oferecidos por instituições sérias e comprometidas, independentemente do local em que o estudante se encontra. É o ensino de qualidade disponível para todos!
Por isso, a tendência é que o número constatado pela pesquisa continue crescendo até que a modalidade EaD marque presença cada vez maior nas salas de aula, do ensino básico às especializações. Se hoje algumas universidades já oferecem pós-graduações EaD, como aqui na Unesc, em alguns anos essa realidade será ainda mais comum. E o resultado é um aprendizado mais eficaz, motivador e acessível.

EaD e o futuro da educação

Mas, você consegue imaginar como tudo isso vai funcionar? Bom, a educação a distância vai influenciar em vários aspectos do futuro da aprendizagem. Para ajudá-lo a entender esse processo na prática, listamos as principais características desta modalidade:

Teoria e prática

Como mencionamos no início do texto, o conceito tradicional de sala de aula passa continuamente por importantes transformações. Isso porque a educação a distância e as aulas presenciais trabalham cada vez mais em parceria para que o conteúdo seja ministrado da melhor forma possível. Assim, há estudos antecipados da parte teórica, num conceito chamado de aula invertida, que trabalha a autonomia dos estudantes, de modo que os professores e os tutores passam a ter uma atuação cada vez mais firme de orientação ao longo do aprendizado: dos questionamentos às soluções.

Flexibilidade

Os alunos determinam quando e onde preferem estudar. Eles conseguem, então, otimizar o aprendizado, dedicando-se nos momentos em que têm melhor produtividade. No caso de uma pós-graduação, essa característica é muito importante, pois muitos precisam conciliar estudo e trabalho. Então, como já comentamos em outro artigo aqui no blog, um curso EaD pode contribuir muito para a qualidade de vida desses profissionais.

Novos métodos de avaliação

Um dos grandes debates em relação às avaliações é se os testes normalmente utilizados são realmente eficazes. Por isso, profissionais da área já desenvolveram vários métodos para avaliar o desempenho dos alunos ao longo de um curso, considerando o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das habilidades e não apenas o resultado deles em um único momento. A educação a distância otimiza esse novo tipo de análise, pois permite um acompanhamento mais preciso da evolução do conteúdo, da realização das atividades propostas, da participação nos debates e assim por diante. Desse modo, a EaD aperfeiçoa ainda mais o que já acontece de forma positiva no modelo presencial.
Ao fazer uma pós-graduação EaD você tem acesso a essas facilidades e, assim, consegue aproveitar ao máximo todo o conteúdo. Por isso, essa modalidade de ensino é uma excelente alternativa àqueles que desejam dar continuidade aos estudos, adquirindo novos conhecimentos e habilidades.

Não fique de fora dessa evolução e invista já em sua carreira! Conheça as pós-graduações EaD da Unesc e faça sua matrícula! E não se esqueça: qualquer dúvida, é só entrar em contato com nossa equipe. Nossos especialistas estão sempre prontos para ajudá-lo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário