E a vida continua

Esse excelente filme produzido pelo canal HBO conta a batalha do pesquisador Don Francis (interpretado por Matthew Modine, de Asas da Liberdade) para conscientizar as autoridades médicas e governamentais diante do surgimento de um novo vírus. Inicialmente a AIDS era chamada de “câncer gay”, porque as primeiras vítimas  eram homossexuais de São Francisco, e lamentavelmente existia muito preconceito que era alimentado pelo total desconhecimento da forma de transmissão do vírus, mas isso mudou quando surgiram casos entre hemofílicos e dependentes de drogas. Mesmo diante de tal situação os laboratórios por pura ganância  se recusaram a realizar os testes  em bancos de sangue, fato este que infelizmente colaborou para descontrole e propagação do vírus.
 
Outro ponto extremamente importante que é denunciado no filme é a postura totalmente sem ÉTICA do pesquisador Robert Gallo (Alan Alda em excelente atuação), que disputou com o francês Lue Montagnier a patente da descoberta do retrovírus que causava a AIDS, tanto que essa disputa foi parar nos tribunais.

Se a geração dos anos 1970 praticou o sexo livre, isso não aconteceu nos 1980 década da descoberta da AIDS, o medo tomou conta de todos e a postura de grande parte da população era: sexo só com camisinha. Mas com o passar do tempo isso mudou, com o surgimento de medicamentos a acomodação tomou conta das pessoas, e a AIDS continua se propagando   entre os mais jovens e pessoas acima dos 50anos, ou seja,  a informação e conscientização ainda são os melhores remédios...E a vida continua...

As contribuições que a exibição desse semidocumentário traz são muitas e não se limitam somente ao Ensino Fundamental e Médio, pois em cursos de graduação continua sendo muito utilizado, não somente em cursos de Medicina mas também em outros cursos como Administração, tendo como foco de discussão a ÉTICA.

Além de Matthew Modine e Alan Alda, o filme conta com Anjelica Houston, Steve Martin, Ian McKellen Phil Collins, Richard Gere, entre outros, que atuaram no filme sem cobrar cachê. O filme é baseado no livro de autoria de Randy Shilts, jornalista que faleceu nos anos 1990  devido a complicações decorrentes do HIV. O título original tanto do livro como do filme “And the band played on” é uma alusão a banda que estava a bordo do Titanic que mesmo durante o acidente continuou tocando.  
 
 
Escrito por Lucyano Jorge 

Nenhum comentário:

Postar um comentário